JOGOS – História/Geografia(8)

TRILHA: CONQUISTANDO OS DIREITOS

  

Organização da turma

– Grupo de 3 a 4  participantes 

 Capacidades a serem trabalhadas

– Oportunizar ao aluno o conhecimento como se deu as lutas e as conquistas dos direitos em nosso país e despertar a conscientização de que as lutas por direitos ainda continua e que ele como cidadão pode contribuir para as conquistas dos mesmos

 Material

– Tabuleiro

– Marcadores e fichas em cores: Movimento Camponês- verde; Primeiro de Maio – azul; Movimentos Sociais- amarelo; Abolição da escravidão- rosa

 Desenvolvimento

– Reúna o grupo. Coloque as fichas sobre a mesa com as perguntas voltadas para baixo, formando um monte. Para iniciar o jogo, os marcadores devem estar posicionados na largada. Cada jogador (a) lança o dado. Quem conseguir o maior número começa o jogo. O (a) próximo (a) a jogar será aquele (a) que conseguir o segundo maior número, e assim por diante. Cada jogador (a), na sua vez, lança o dado e avança com seu peão o número de casas de acordo com o resultado obtido. Ao longo do percurso existem casas de cor amarela. Se o (a) jogador (a) parar em algumas delas, deve virar uma das fichas e responder à questão. Se acertar, ele (a) fica com a ficha. Se errar, a ficha deve ser devolvida ao final do monte. Vence o jogo quem primeiro cumprir a caminhada e tiver o maior número de fichas.

Clique na imagem para fazer o download do jogo

CORRIDA DO MUNICÍPIO DE IPATINGA

 Organização da classe

– Organizar a turma em grupo de até 5 jogadores. (Caso faça opção pela presença do juiz, este fica responsável por conferir se respondeu corretamente e autoriza seguir ou retroceder).

 Capacidades a serem trabalhadas

– Apropriar-se de conhecimentos referentes à história e geografia do município de Ipatinga

– Perceber relação entre fatos do passado e sua relação com o presente

– Perceber relações de permanência e mudança no contexto histórico cultural de Ipatinga.

 Material

– 1 dado

– Um tabuleiro de trilha

– Pinos para marcar (pinos, carrinhos ou tampinhas) Cartas com perguntas

– Tabela para consulta em caso de dúvidas

Desenvolvimento

Após decidirem a ordem das jogadas que pode ser através de 0 ou 1 e par ou ímpar, inicia-se o jogo. Ao cair em casa que tenham um ponto de interrogação devem retirar uma cartinha do baralho coletivo que se encontra sobre a mesa virado para  baixo, se responder corretamente avança 2  casas se errar volta 3 casas.Se precisar recorrer à tabela de dúvidas se mantém no mesmo lugar.  Só vence o jogo aquele que ao final conseguir no dado o número certo de casas necessárias para chegar à vitória (casa final).

CURIOSIDADES SOBRE IPATINGA:

-Data oficial da emancipação de Ipatinga – 29 de abril de 1964.

2- Rio que margeia a cidade em sua porção leste – Rio Piracicaba.

3- Parque situado entre os bairros Veneza e Novo Cruzeiro, criado para esporte e lazer da população, inaugurado em 29 de abril do ano 2004. – Parque Ipanema.

4- Bairro conhecido por suas atrações culturais, entre ela o congado e a dança das fitas – Ipaneminha.

5- Bairro da zona rural famoso por seu festival da banana e apresentação cultural do Boi Balaio – Pedra Branca.

6- Bairro da zona rural onde podemos encontrar a montanha do leão sentado.- Tribuna.

7- Bairro mais populoso de Ipatinga – Canaã com 28.510 hab./censo2010.

8- Nome na língua tupi guarani do Município de Ipatinga, contestado pela recente obra Ipatinga Cidade Jardim – Pouso de Água Limpa.

9- Estrada de Ferro que cruza o Município, mudou a forma de transporte de carga do município e atraiu população e siderúrgicas para a região. – Estrada de Ferro Vitória-Minas.

10- Primeira estação Ferroviária do Município, inaugurada em 1922, no Bairro Cariru – Estação da Pedra Mole.

11- Segunda Estação Ferroviária de Ipatinga, conhecida atualmente como Estação Memória, situada na Rua Belo Horizonte, Centro– Estação Ipatinga.

12-Atual Estação Ferroviária, reformada recentemente – Estação Intendente Câmara.

13- Árvore plantada pelos príncipes Japoneses Akihito e Michico, no grupo japonês do Bairro Cariru em 1967.- Ipê

14- Prefeito intendente indicado para Ipatinga em 1964 – Délio da Costa Baeta.

15- Antes da emancipação, Ipatinga era distrito pertencente a  – Coronel Fabriciano.

16-  Governador de Minas  Gerais na época da emancipação – Magalhães Pinto 

17-  Prefeito indicado pelo Governo Militar, para o mandato de 1969 a 1971 – Almir   Roberto Tavares.

18- Número de Regionais em que foi dividida a cidade de Ipatinga – 9 regionais.

19 – Bairro mais próximo do encontro das águas dos Rios Doce e Piracicaba – Bairro Castelo

20 – Motivo principal do desbravamento e ocupação do local e áreas próximas Ipatinga – mineração do ouro e pedras preciosas.

21- Desbravadores que fizeram os primeiros contatos com os índios da região – Bandeirantes.

22 – Primeiros habitantes do local e áreas próximas Ipatinga– Índios Botocudos.

23– Localização Geográfica de Ipatinga no Estado de Minas Gerais – leste.

24- Antiga Rua do Comércio de Ipatinga –  Avenida 28 de Abril    

25—Ano da inauguração da Câmara dos Vereadores de Ipatinga, – em 1965.

25 – Primeira escola de Ipatinga, antiga fazenda pertencente a Manuel Izídio, onde funcionou o Colégio Assedipa.– A “Fazendinha”, 

26 – Primeiro Professor  em Ipatinga – Senhor José Raimundo

27 – Em 1955, a  Vila Ipatinga  tinha poucos habitantes  (300 habitantes ).qual a sua principal atividade econômica? –  Os habitantes da região viviam da extração de madeira para alimentar os fornos da Belgo-Mineira em João Monlevade.

28-   Tipo de vegetação que cobria grandes áreas em Ipatinga – Mata Atlântica.

29-  Clima predominante em Ipatinga – Tropical (Clima tropical seco Caracterizado pela ocorrência de uma estação seca durante o ano. Nesta estação, o índice médio mensal de chuvas fica abaixo de 60 mm.)

30 – Estádio de Ipatinga inaugurado em 1982, Conhecido como Ipatingão, que mudou de nome em abril de 2011 – Estádio Municipal João Lamego Neto “ Lamegão”

31- Rodovias que ligam Ipatinga às cidades próximas:

BR  381  Saída para Belo Horizonte e Valadares

BR  458  Saída para Caratinga

MG  232  Saída para Santana do Paraíso.

32- Primeiro  Prefeito eleito  em Ipatinga  – Fernando Santos Coura

DATA OFICIAL DA EMANCIPAÇÃO DE IPATINGA

BAIRRO CONHECIDO POR SUAS ATRAÇÕES CULTURAIS, ENTRE ELAS O CONGADO E A DANÇA

DAS FITAS

BAIRRO MAIS POPULOSO DE IPATINGA

NOME NA LÍNGUA TUPI GUARANI DO MUNICÍPIO DE IPATINGA, CONTESTADO PELA RECENTE OBRA IPATINGA CIDADE JARDIM

RIO QUE MARGEIA A CIDADEEM SUA PORÇÃO LESTE

BAIRRO DA ZONA RURAL FAMOSO POR SEU FESTIVAL DA BANANA E APRESENTAÇÃO CULTURAL DO BOI BALAIO

ESTRADA DE FERRO QUE CRUZA O MUNICÍPIO, MUDOU A FORMA DE TRANSPORTE DE CARGA DO MUNICÍPIO E ATRAIU POPULAÇÃO E SIDERÚRGICAS PARA A REGIÃO.

PRIMEIRA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DO MUNICÍPIO, INAUGURADA EM 1922, NO BAIRRO CARIRU

PARQUE SITUADO ENTRE OS BAIRROS VENEZA E NOVO CRUZEIRO, CRIADO PARA ESPORTE E LAZER DA POPULAÇÃO, INAUGURADO EM  29 DE ABRIL DO ANO 2004.

BAIRRO DA ZONA RURAL  ONDE PODEMOS ENCONTRAR A MONTANHA DO LEÃO SENTADO

SEGUNDA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE IPATINGA, CONHECIDA ATUALMENTE COMO ESTAÇÃO MEMÓRIA, SITUADA NA RUA BELO HORIZONTE, CENTRO

ATUAL ESTAÇÃO FERROVIÁRIA, REFORMADA RECENTEMENTE.

ÁRVORE PLANTADA PELOS PRÍNCIPES JAPONESES AKIHITO E MICHICO, NO GRUPO JAPONÊS DO BAIRRO CARIRU EM 1967

PREFEITO INTENDENTE INDICADO

PARA IPATINGA EM 1964

ANTES DA EMANCIPAÇÃO, IPATINGA ERA DISTRITO PERTENCENTE A …

PREFEITO INDICADO PELO GOVERNO MILITAR, PARA O MANDATO DE1969 A1971

NÚMERO DE REGIONAISEM QUE FOI DIVIDIDAA CIDADE.

BAIRRO MAIS PRÓXIMO DO ENCONTRO DAS ÁGUAS DOS RIOS DOCE E PIRACICABA

MOTIVO PRINCIPAL DO DESBRAVAMENTO E OCUPAÇÃO DO LOCAL E ÁREAS PRÓXIMAS IPATINGA.

DESBRAVADORES QUE FIZERAM OS PRIMEIROS CONTATOS COM OS ÍNDIOS DA REGIÃO

PRIMEIROS HABITANTES DO LOCAL E ÁREAS PRÓXIMAS IPATINGA

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DE IPATINGA NO  INTERIOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS

ANTIGA RUA DO COMÉRCIO DE IPATINGA

ANO DA INAUGURAÇÃO DA CÂMARA DOS VEREADORES DE IPATINGA

PRIMEIRA ESCOLA  DE IPATINGA ANTIGA FAZENDA PERTENCENTE A MANUEL IZÍDIO, ONDE FUNCIONOU O COLÉGIO ASSEDIPA.

PRIMEIRO PROFESSOR EM IPATINGA.

EM1955, A  VILA IPATINGA  TINHA POUCOS HABITANTES  (300 HABITANTES ).QUAL A SUA PRINCIPAL  ATIVIDADE ECONÔMICA?

TIPO DE VEGETAÇÃO QUE COBRIA GRANDES  ÁREAS EM IPATINGA

CLIMA PREDOMINANTE EM IPATINGA.

ESTÁDIO DE IPATINGA INAUGURADO EM 1982, CONHECIDO COMO IPATINGÃO E A PARTIR DE 2011 COMO LAMEGÃO

RODOVIAS QUE LIGAM IPATINGA ÀS CIDADES PRÓXIMAS.

PRIMEIRO  PREFEITO ELEITO  EM IPATINGA

 TREM DA HISTÓRIA DE IPATINGA

 Clique na imagem para fazer o download do Trem da história de Ipatinga.

DESCOBRINDO O UNIVERSO INDÍGENA

 

 Organização da classe

– Formar grupos de dois participantes

 Capacidades a serem trabalhadas

– Permitir ao educando conhecer o universo indígena

– Estimular o respeito à cultura indígena

 Material

– Cola, tesoura, papel cartão

– Gravuras e ou palavras chaves sobre o tema “o povo indígena”

 Desenvolvimento

Na sala, forme grupos de duas crianças. Distribua as cartinhas de forma exata para os competidores. O aluno escolhido para iniciar a brincadeira, lança a primeira cartinha e seu parceiro de jogo continua. Caso não tenha a cartinha que faça o par passa a vez para o amiguinho. Ganha a partida quem ficar primeiro sem as cartinhas.

Fonte: Revista Projetos Escolares – Ano 4, nº 4

Para visualizar melhor e copiar, clique na imagem para ampliar.

 

É DIREITO OU É DEVER

Organização da classe

– Formar duplas

Capacidades a serem trabalhadas

– Estabelecer a diferença entre direito e dever

– Despertar a importância de cumprir seus deveres

– Fazer com que seus direitos sejam garantidos

Material

– Tabuleiro montado pelo professor com gravuras alusivas ao tema

– Dado e marcadores

Desenvolvimento

– Define o jogador iniciante (sorteio, par ou ímpar, etc.)

– Lançar o dado respeitando cada um a sua vez. Avançar, retroceder ou permanecer no lugar de acordo com a cor da casinha

 VERMELO: volta uma casa

AMARELO: permanece na mesma casa

VERDE: lê o dever ou o direito e avança uma casa

– Será vencedor o jogador que ultrapassar a linha de chegada primeiro.

Sugestões para o percurso da trilha

1- Ser respeitado qualquer que seja seu idioma, costumes ou religião

2- Ter um nome e uma nacionalidade

3- Ajudar na limpeza e organização do seu lar

4- A igualdade sem distinção de raça, cor, língua, riqueza, religião ou nacionalidade

5- Ter alimentação, moradia, assistência médica

6- Ser protegido contra o abandono, crueldade e a exploração no trabalho

7- Cooperar ajudando nas tarefas do lar

8- Preservar a natureza e cuidar do ambiente onde vive

9- Ter amor e compreensão por parte dos pais e da família

10- Participar da vida artística, desportiva e cultural

11- A igualdade de oportunidades

12- Divertir – se, brincar e reunir – se com seus amigos

13- Estudar antes de trabalhar

14- Expressar – se livremente.

Fonte: Fundamental 1 – Assessoria Pedagógica / Adaptação da revistas Projetos Escolares

 

ACERTANDO O ALVO

 

Organização da classe

– Dividir a turma em dois grupos.  Tema: trânsito e meios de transporte

Capacidades a serem trabalhadas

– Identificar os variados tipos de meios de transporte

– Classificar os meios de transporte em: aéreo, aquático e terrestre

– Ter atitudes adequadas no trânsito independente do papel que ele assume em cada situação

– Compreender a história evolutiva dos meios de transporte

Material

– Quatro caixinhas com perguntas nas mesmas cores do prato

– Pratinho de papelão pintado com cores diferentes (cada cor indica uma quantidade de pontos)

– Dado

Desenvolvimento

– Define a equipe iniciante

– O jogador desta equipe lança o dado no prato e responderá uma pergunta da caixinha da mesma cor onde caiu o dado

– Acertando a pergunta adquire pontuação para a sua equipe, de acordo com a tabela abaixo:

Amarelo: 10

Azul: 30

Vermelho: 70

Preto: 100

– Estipula anteriormente o número de rodadas

– Vence a equipe que obtiver maior número de pontos

Fonte: Fundamental 1 – Assessoria Pedagógica

Para visualizar melhor e copiar, clique na imagem para ampliar.

 

 TRILHA: A VIAGEM DE CABRAL

 Organização da turma

– Formar duplas

 Capacidades a serem trabalhadas

 – Fixar a aprendizagem vivenciando de uma maneira prazerosa  a história  sobre   a  viagem de  Cabral   para  o   caminho  das  Índias  e  sua  chegada  ao  Brasil .

 Material

– Tabuleiro com a trilha, 1  dado   e   os   marcadores

– Uma caixa de sapato, pintada e colada uma alça para transformá-la em maleta

– Vários objetos utilizados em nossa higiene pessoal

– Cartas com atitudes ou ações relacionadas ao objeto

Desenvolvimento

 Escolhe quem irá iniciar o jogo lançando o dado. Começa quem tirar o número maior. Joga o dado e segue as orientações escritas no tabuleiro. Vence o jogo quem fizer a viagem toda de ida e volta e chegar primeiro a Portugal.

 TRILHA: FOLCLORE, EXPRESSÃO CULTURAL

 

 Organização da turma

– Organize os alunos em grupos de 2 a 4 participantes

 Capacidades a serem trabalhadas

– Permitir que o aluno perceba as diversidades culturais que existem de um lugar  para  o  outro .

Material

– Tabuleiro com a trilha

– 1 dado e os marcadores para cada participante

Desenvolvimento

Joga o dado, quem tirar o número maior começa o jogo. Dá inicio fazendo o lançamento do dado para saber quantas casas deve avançar. .Ao chegar a uma  casa , deve  ler  em  voz  alta  a  explicação  que está ali e avançar mais ou voltar,  conforme  o   que   estiver  escrito. Ganha quem atingir o ponto de chegada primeiro.

FONTE: Revista NOSSO AMIGUINHO

 TRILHA: SINAL VERDE

 

Organização da turma

– Organize os alunos em grupo de 2 participantes

 Capacidades a serem trabalhadas

– Demonstrar aos alunos de uma forma prazerosa algumas regrinhas básicas de como se devem comportar quando se usa um transporte coletivo (ônibus) para se ter segurança, principalmente se a criança não estiver em companhia de adulto.  

 Material

– Tabuleiro com as regrinhas e ilustrações alusivas ao tema

– 2 botões de cores diferentes e um dado comum

Desenvolvimento

Os jogadores definem quem irá iniciar o jogo através do lançamento do dado. Lança o dado e segue as instruções da casa onde cair lendo em voz alta o que diz cada informação.  Quem chegar primeiro é o vencedor.

 FONTE: O GLOBO, PROJETOS DE MARKETING – RIO  DE  JANEIRO

ÁLBUM DE FIGURINHAS

 Organização da classe

– As figurinhas são distribuídas de acordo com critérios como:

  • Leitura dos livrinhos de literatura
  • Resolução do para casa
  • Participação das aulas
  • Acertos no ditado
  • Etc.

Capacidades a serem trabalhadas

– Incentivar a leitura

– Desenvolver a leitura e compreensão de textos

– Promover interação e cooperação entre os alunos

– Valorizar os jogos e brincadeiras de ontem relacionando-os aos atuais

– Perceber a importância das brincadeiras para o desenvolvimento social

Material

– Confecção de um álbum pelo professor com informações e curiosidades sobre o tema (folha chamex)

– Figurinhas alusivas ao tema (xerox /imprimidas ), envelope

– Cola

Desenvolvimento

– Cada aluno recebe um álbum

– Cada vez que o aluno atingir a meta (que deverá ser estipulada anteriormente pelo professor e combinado com a turma) ganhará um envelope com figurinhas 

Ex.: Ler o livro de história e responder uma pergunta, se acertar ganha um envelope de figurinhas

– A figurinha deverá ser colada no lugar apropriado, como resposta à curiosidade citada no álbum

– Será vitorioso aquele que preencher o álbum todo primeiro

Fonte: Fundamental 1 – Assessoria Pedagógica

 Clique no link para fazer o donwload do álbum.

      álbum figuras na sequência.completo

 

6 Respostas

  1. HOJE EU ENCONTREI O QUE TANTO PROCURAVA, JOGOS PARA TRABALHAR COM OS ALUNOS.ACHEI O MÁXIMO, E GOSTARIA QUE ME ENVIASSEM ALGUNS PARA TRABALHAR COM 6º AO 9º ANO.DESDE JÁ LHES AGRADEÇO.SIRLEI

  2. gostaria que me enviassem para trabalhar com sociologia e geografia do ensino médio . Dede já Agradeço Abadia

  3. AMEI AS ATIVIDADES PROPOSTAS POIS É SUPER DIFICIAL ENCONTRAR JOGOS E DINAMICAS PARA ENSINAR GOSTARIA QUE ME ENVIASSEM ALGUNS PARA TRABALHAR COM 6º AO 9º ANO.OBRIGADA.VANDILMA

  4. ÓTIMO

  5. Adorei as trilhas,principalmente a de Cabral.

Deixe um comentário