JOGOS – Matemática(12)

SERPENTES E ESCADAS

 Organização da classe

– Formar grupos de 2 a 4 participantes

 Capacidades a serem trabalhadas 

– Explorar contagem e sequência

– Reconhecer ordem crescente e decrescente

– Chegar primeiro à casa 100

 Material

– 2 dados

– Tabuleiro

– Peões

 Desenvolvimento

Para determinar quem começa cada jogador lança uma vez o dado. Os que empataram lançam mais uma vez o dado, e quem tirar o maior número começa. Os jogadores começam na parte inferior do percurso e avançam jogando 1 ou 2 dados, até chegar ao topo. Se o peão cair na base de uma escada, corta caminho, subindo até o seu topo. Mas se, ao contrário, o peão parar em uma casa com a cabeça de uma cobra, ele é comido até o seu rabo, muitas casas para baixo.

O jogo das serpentes e escadas é um jogo de percurso, em geral de 100 casas (10×10), atravessado por escadas e por cobras.

 JOGO DAS FICHAS COLORIDAS

 Organização da classe

– Formar grupos de 3 a 5 participantes

 Capacidades a serem trabalhadas

– Perceber que o número é formado de algarismos ordenados

– Relacionar as cores das fichas às ordens numéricas

 Material

– 10 fichas coloridas (vermelhas, azuis, verdes e brancas) numeradas de 0 a 9

– Cartaz básico (tamanho A4) com cores variadas

 Desenvolvimento

Cada jogador pega uma ficha de cada cor e registra o número formado no quadro somando os valores. Em seguida passa a vez ao colega. Depois da última jogada ganha aquele que conseguir formar o maior numeral.

 Este jogo é utilizado para trabalhar o conceito de ordens e classes, podendo ser adaptado para o primeiro e segundo ciclo. O mais importante é a interação. Os participantes podem ajudar um ao outro, mutuamente, sem interferir no desempenho do vencedor. O professor deve acompanhar o registro do jogo e fazer as explorações possíveis, graduando as intervenções a cada dia do jogo.

 Registro – jogo das fichas coloridas

Aluno(a)
Cartas/Jogadas Vermelha  azul verde branca Número formado
          
          
          
          
          

 Fonte: Curso do pró-letramento de Matemática

 

BOTAS DE MUITAS LÉGUAS

 Organização da classe

– Poderá ser realizado com toda a turma, duas equipes ou duplas

Capacidades a serem trabalhadas

– Compreender o processo da multiplicação, da divisão e construir fatos básicos

 Material

– 2 dados

– Folhas com várias retas numéricas

Desenvolvimento

 Primeira proposta: Desenhar uma reta numérica no chão. Um aluno inicia, jogando dois dados diferentes, para representar na reta com passos. O lado do dado maior indicará a quantidade de passos e o lado menor, indicará o tamanho de cada passo. Outro aluno verifica onde o colega parou para marcar os pontos daquela equipe. E assim todos farão o mesmo procedimento, disputando quem chegou mais longe.

 Segunda proposta: O professor entrega a folha das retas numéricas para as duplas, que jogarão os dados para efetuar as jogadas traçando com o lápis, os passos, seguindo as mesmas regras da primeira proposta. Ganhará o jogo quem conseguir avançar mais longe na reta numérica.

O professor deverá fazer intervenções para levar o aluno a relacionar as jogadas com a multiplicação e a divisão. Ex.: 4 passos de 3 distâncias chegará no  número 12.

 Fonte: Curso do pró-letramento de Matemática

Para visualizar melhor e copiar, clique na imagem para ampliar.

DIAGRAMA DOS HEXÁGONOS

 Organização da classe

– Formar duplas, trio ou individual

 Capacidades a serem trabalhadas

-Desenvolver coordenação motora fina

– Construir conceitos de fração, área e perímetro

– Identificar figuras geométricas

 Material

– Folha chamex com 4 hexágonos divididos de forma diferente

– Lápis de cor, tesoura

Desenvolvimento

Colorir os hexágonos nas respectivas cores: amarelo, azul, vermelho e verde. Recortar todas as linhas internas e externas dos mesmos. A seguir montar um hexágono maior com todas as peças, a partir do amarelo que fica no centro da nova montagem.

 É importante que durante a atividade o professor faça as intervenções, levando o aluno a compreender novos conceitos: área, perímetro e fração equivalente. Exemplos:

1- Quantos triângulos pequenos cabem dentro do novo hexágono?

2- Que fração do novo hexágono, são as peças de cores: amarela____ azul ___ verde____ vermelho____

3- Quais polígonos você formou quando recortou os hexágonos pequenos?

4- O que você observou no hexágono maior em relação à área de cada cor?
5- o que aconteceu com o perímetro do novo hexágono?

Fonte: Atividades e jogos com números

Para visualizar melhor e copiar, clique na imagem para ampliar.

JOGO DAS POSSIBILIDADES

 Organização da classe

– Formar grupos com 4 a 5 participantes

 Capacidades a serem trabalhadas

– Trabalhar fatos simples

– Desenvolver atenção, concentração e raciocínio lógico

– Explorar conceito intuitivo de probabilidade

Material

– 2 dados coloridos

– Tabuleiro com escudos dos times

– Quadro de registro das jogadas

Desenvolvimento

Cada participante escolhe ou sorteia o time para apostar. O primeiro jogador lança os dois dados de cores diferentes e observa se a coluna horizontal e vertical contém o escudo do time que ele escolheu. Se tiver nas duas colunas soma os pontos dos dois dados, se tiver apenas em uma das colunas, subtrai os números dos dados. Caso não tenha em nenhuma das duas colunas passa a vez para o colega. Cada jogador registra no quadro as jogadas. Ganha o jogo o participante que obtiver o maior número no total.

 Intervenções possíveis

– Quais os times mais difíceis de sair?

– Como posso obter a pontuação 12?

– Qual o time que tem as mesmas chances de sair?

– Pode-se também substituir os fatos da adição pela multiplicação e da subtração pela adição

 REGISTRO – JOGO DAS POSSIBILIDADES / TIMES
 Aluno(a)
Jogadas/Times 1ª jogada 2ª jogada 3ª jogada 4ª jogada 5ª jogada Total

 

 

 

Para visualizar melhor e copiar, clique na imagem para ampliar.

 

 

 

 

 

  

 

MAIS JOGOS:  DOMINÓ HUMANO

  

                                                                                                   

 

 

 

 

Pratinho dos fatos ( fixar fatos da multiplicação, adição ou subtração)

 

 

 

 

 

Pratinho das ordens

 

 

 

 

 

 

Representação dos Fatos

 Operando com varetas

 

 

 

 

Qual é a sequência?

 

         

 Descubra o número intruso

24 Respostas

  1. Parabéns!!!! amo ensinar matemática e adorei as ativiadedes e com certeza vou utiliza-las.

  2. Muito bem! Os jogos estão muito bem situados!Relembrei minha infância brincando com “palitos”. O nome mudou para “varetas”, mais ou menos parecidos. No jogo com “palitos” vencia quem tirava mais palitos sem mexer no monte (desmontando os palitos). Obrigada pelas novas técnicas e experiências!

  3. adorei suas atividades são super importantes p nós educadores nas atividades trabalhadas em sala de aula.

  4. É MUITO GRATIFICANTE VER PESSOAS COMO VOCE QUE COMPARTILHA O QUE SABE. PARABÉNS PELO BLOG MUITO ÚTIL, PARA QUEM QUER APREMNDER PARA ENSINAR.
    RITA

  5. adorei. Vc poderia postar Educação Infantil?

  6. Adorei!

    Sou professora de Matemática e desenvolvo jogos matemáticos com alunos e professores, pois acredito que esse é o caminho de um aprendizado com significação.
    Gostaria de receber, e-mails com atividades de jogos para confeccionar e jogar na sala de aula.

    Até mais,
    Profª Leila Cristina Ciolfi

  7. não tem o jogo ganha quem chega a zero

  8. Parabéns! Amei as sugestões.. Com certeza me serão muito úteis.

  9. Parabéns, adorei pois gosto muito de trabalhar com jogos.

  10. Amei!
    Gostei também do seu gesto brilhante de compartilhar os jogos, pocas pessoas fazem isso. Parabéns, e que Deus te ilumine mais ainda e que sejas sempre essa pessoa brilhante.
    Estou desenvolvendo um projeto para trabalhar ludicidade na matemática e esses jogos estão me ajudando muito.
    Gostaria de receber e-mails com atividades de jogos para confeccionar e jogar na sala de aula.
    obrigada
    Suely Teixeira

  11. adorei os jogos citados,são bastante interessante!

  12. PARABÉNS, PARABÉNS E PARABÉNS PELO BLOG.
    GOSTARIA QUE VOCÊS DETALHA-SE MELHOR OS JOGOS DO PRATINHO DOS FATOS,PRATINHO DA ORDEM E ESPERANDO COM VARETA. SE PODER MANDE NO MEU EMAIL. OBRIGADO A TODOS.

  13. parabéns!! são jogos muito bons e eu com certeza utilizarei tanto na faculdade nos trabalhos de pratica como na sala de aula…

  14. Adorei e vou compartilhar, beijos

  15. adorei as brincadeiras,principalmente a do dominó humano.

  16. amei

  17. gostei pois sou professora de matemática, procuro ensinar matemática de uma forma mais ludica

  18. gostaria de saber a sequência,do jogo,descobra o intruso

  19. Adorei essas atividades mais o que eu mais gostei foi o
    DOMINO HUMANO !!!

  20. Muito bom o seu trabalho, o melhor é que vc compartilha com todos
    Parabéns

  21. gostei muito, é assim que se desenvolve o raciocínio lógico-matemático, fazendo e brincando.

  22. e muito bommmm

  23. um beijo pra galera de AURORA-CE

    prefeito adaiton macedo….

Deixe um comentário