OFICINA DE JOGOS – Português (12)

JOGO DA COESÃO E COERÊNCIA

 Organização da classe

– Posicionar a turma em circulo 

 Capacidades a serem trabalhadas

– Assimilar que uma frase nasce da junção de diferentes palavras 

– Desenvolver a coerência e a coesão, trabalhando com o conceito de frase. 

 Material

– Quatro cubos com seis palavras cada (para cada cubo seis embalagens tetra pak de leite)

– Fita adesiva larga

– Fita adesiva colorida

– Palavras impressas (cubo 1- artigos e pronomes, cubo 2 – substantivos, cubo 3 – verbo de ligação, cubo 4 – adjetivos).  

 

Clique na imagem para salvar no seu computador as palavras do jogo

 

 

 

Desenvolvimento

– Posicionar a turma em círculo  

-Escolher em cada momento quatro alunos para jogarem os dados simultaneamente

– Ler com eles as palavras sorteadas

– Questioná-los sobre como ordená-las para formar uma frase

– Permitir que variem os vocábulos em gênero, número e grau

– Após a estruturação de cada frase, outro grupo deverá jogar os cubos novamente, o que deve acontecer respeitando-se o nível de envolvimento e a necessidade da turma.

– Combinar com os alunos o número de frases das que foram estruturadas durante a atividade e que vão registrar em seus cadernos, cada aluno escolherá a frase de sua preferência. 

 

 JOGO: EU AFIRMO

Organização da classe

– Os alunos deverão ser organizados em grupos de dois ou três participantes.  

Capacidades a serem trabalhadas

– Fazer revisão de conceitos gramaticais

– Levar os alunos a desenvolver estratégias de busca e coordenação de variáveis (classe gramatical, ortografia, tonicidade)

– Fazer revisão das descobertas ortográficas realizadas ao longo do ano.

 Material

– Três marcadores

– Um tabuleiro

– Um quadro de palavras

– Folha para anotar a pontuação

 Desenvolvimento

– Os participantes sorteiam entre si a ordem dos jogadores durante o jogo

– Colocam seus marcadores no tabuleiro, no local da largada

– O tabuleiro deve ficar disposto no centro

– O primeiro jogador escolhe uma palavra do Quadro de Palavras e preenche a lacuna, se preencher corretamente, ganha dois pontos. Se errar, não ganha os pontos, mas participa do jogo com essa mesma palavra.

– O mesmo jogador joga o dado e anda o número de casas sorteado, se o último movimento desse jogador terminar em uma casa com uma afirmativa correta sobre a palavra escolhida, ele ganha os pontos indicados naquela casa.

Ex.: se a palavra for invisível, e no dado saiu o número quatro, o jogador deve planejar seus movimentos de modo que o quarto passo caia na casa “É adjetivo, ou na casa “É paroxítona”, ou na casa “Varia em Número”, ou ainda “É polissílaba”, etc.

– Quando o jogador consegue cair em uma afirmativa correta, ele ganha os pontos indicados na casa e não pode mais voltar a ela com a mesma palavra.

– Os pontos devem ser anotados em uma folha avulsa.

– Ele passa a vez ao outro jogador, que vai proceder da mesma forma.

– Quando um dos jogadores consegue chegar a três afirmativas corretas, a rodada se encerra. Os participantes escolhem novas palavras, completam a lacuna, voltam seus marcadores para a Largada e inicia uma nova rodada.

– Vence quem conseguir fazer mais pontos ao final de três rodadas.

 Regras

– O peão só pode se movimentar no sentido vertical ou horizontal, para frente ou para trás. Não vale voltar o marcador para a casa de onde ele saiu nem andar na diagonal.

– Caso um dos jogadores pare em uma afirmativa incorreta sobre a palavra escolhida, perderá 2 pontos.

– Caso o numero do dado não permita que o jogador chegue a uma casa desejada, ele poderá esperar “melhor sorte” em uma casa em branco (desde que o numero sorteado permita), permanecendo nela até conseguir um número adequado. – Uma mesma casa pode ser ocupada por mais de um jogador ao mesmo tempo.

– As palavras escolhidas no quadro de palavras são eliminadas.  

 

 

 

 

 

 

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SONS IGUAIS

 Organização da classe

– Dividir a turma em equipes de até quatro alunos

 Capacidades a serem trabalhadas

-Fazer com que a criança identifique palavras com terminações sonoras semelhantes

 Material

– Fichas (palavras e/ou figuras) para cada grupo

– Lista com os conjuntos de palavras para o professor

 Desenvolvimento

– Distribuir um jogo para cada equipe e solicitar que disponham as fichas sobre a mesa com a face voltada para cima

– O professor deve ler alternadamente uma palavra de cada grupo da lista para que nos grupos as crianças separem todas as palavras que pertencem ao conjunto do vocábulo lido. 

A
 B
 
C
D
E
 
CHUTEIRA
PANELA
BOLA
CORNETA
NINHO
 
MAMADEIRA
JANELA
COLA
CANETA
CARRINHO
 
CADEIRA
CANELA
SOLA
BORBOLETA
CAMINHO
 
PENEIRA
FIVELA
MOLA
COMETA
CARINHO
  

   

                   

JOGO DAS PALAVRAS

 Organização da classe

– Os alunos deverão ser organizados em grupos de três participantes

 Capacidades a serem trabalhadas

– Praticar e fixar a classificação de palavras quanto à sílaba tônica.

 Material

– Três marcadores

– Um tabuleiro

– Fichas de palavras

 Desenvolvimento

– Os participantes devem fazer um sorteio pra decidir quem inicia a jogada

– O tabuleiro deve ficar disposto no centro

– As fichas com as palavras devem estar com as faces voltadas para baixo

– Em cada rodada um participante tira uma ficha e lê para o grupo

– Cada participante deve dizer qual é a classificação da palavra (oxítona, paroxítona ou proparoxítona)

– Quem acertar a classificação anda uma casa no tabuleiro

– Ganha quem completar a volta no tabuleiro em primeiro lugar.

 Observações:  

Este jogo pode ser adaptado para trabalhar diferentes classificações de palavras e em diferentes anos e ciclos:

– Polissílaba, trissílaba, dissílaba e monossílaba

– Masculino e feminino

– Singular e plural

 

 JOGO DO COLETIVO

Organização da classe

– Em duplas

 Capacidades a serem trabalhadas

– Perceber que cada grupo de animais possui seu coletivo, além de associar o animal ao ruído que emite

 Material

– Peças de cores diferentes, sendo a base azul contendo o nome do animal ex: lobo, burro, pássaro… As outras cartas são vermelhas e mais finas, de forma que se encaixam nas azuis. Em cada ponta das cartas vermelhas há o coletivo e o ruído que o respectivo animal faz ex: bando, latem… Essa carta irá se encaixar em cães.

 Desenvolvimento

  Em dupla coloque sete cartas azuis e dezesseis vermelhas dispostas de cabeça para baixo na mesa, o primeiro jogador retira da mesa uma carta azul e em seguida uma vermelha, se as características de uma encaixar corretamente com a outra, ele dispõe a peça encaixada sobre a mesa e tem direito à nova tentativa; caso contrário, devolve a vermelha para mesa, permanecendo com a azul na mão, passa a vez para o outro jogador e na próxima rodada pega novamente outra vermelha para tentar formar o encaixe.  Vence o jogo, quem conseguir formar mais encaixes. 

MICO DE SINÔNIMOS E ANTÔNIMOS

 Organização da classe

– Número par de jogadores, até seis. Cartas distribuídas entre os jogadores

 Capacidades a serem trabalhadas

– Associar sinônimos e antônimos, enriquecer o vocabulário.

 Material

Peças recortadas em papel cartão formando pares de sinônimos ou antônimos e uma peça representando o mico.

 Desenvolvimento

Cada jogador forma o par utilizando duas cartas ex: alegre/feliz para sinônimos; ex: alegre/triste para antônimos. Depois dos pares formados, as cartas restantes ficam na mão dos jogadores, estes tem direito de comprar um do outro, na tentativa de formar novos pares. O MICO é a única carta que não terá par. O jogo acaba quando todos os pares forem formados. Vence o jogo que formar a maior quantidade de pares e não permanecer com o MICO.

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JOGO DA MEMÓRIA DOS SUBSTANTIVOS PRIMITIVOS E DERIVADOS

 Organização da classe

– Número par de jogadores, até seis. Cartas dispostas sobre a mesa

 Capacidades a serem trabalhadas

– Associar substantivos primitivos e derivados, enriquecer o vocabulário

 Material

– Peças recortadas em papel cartão formando pares de substantivos primitivos e derivados

 Desenvolvimento

Cada jogador desvira duas cartas, uma após a outra formando pares ex: lápis/lapiseira. Conseguindo formar o par, o jogador terá direito à nova jogada, caso contrário passa a vez para outro jogador. O jogo acaba quando todos os pares forem formados. Vence o jogo que formar a maior quantidade de pares primeiro.

  JOGO DA MEMÓRIA COM RIMAS

Organização da classe

– Formar grupos de 2 a 4 componentes 

 Capacidades a serem trabalhadas

– Desenvolver a percepção da uniformidade ou repetição de sons na terminação de palavras

– Formar pares de palavras que rimam

 Material

– Quarenta e oito fichas de palavras formando pares que rimam. 

 Desenvolvimento

– As fichas com as palavras devem ser embaralhadas e colocadas sobre a mesa com as faces voltadas para baixo 

 – Os componentes do grupo devem sortear entre si a ordem em que vão jogar

– O jogador deve tirar duas fichas e ler as palavras, se elas rimarem entre si ele deve guardá-las, se não rimarem, ele volta com as mesmas para a mesa passando a vez ao próximo jogador

– Termina o jogo quando não houver mais cartas sobre a mesa

– Vence o jogo quem tiver guardado mais cartas.

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 JOGO DOS DÍGRAFOS

Organização da classe

– Número indefinido de jogadores e um juiz 

 Capacidades a serem trabalhadas

– Trabalhar com dígrafos

– Grafar corretamente as palavras e enriquecer o vocabulário  

 Material

– Peças recortadas em papel cartão com dígrafos ex: GU, RR, LH, SC, SÇ, SS, QU, NH, CH, XC

– Cartela de papel com bolinhas dispostas perto uma da outra, de forma que possam ser ligadas formando um quadrado de quatro bolinhas

 Desenvolvimento

Trabalhar previamente em sala formando com os alunos uma lista de palavras que contenham dígrafos. As cartas devem ficar dispostas sobre a mesa. Cada jogador desvira uma carta escreve no papel uma palavra que contenha aquele dígrafo ex: RR/ carroça; e devolve a carta para a mesa. Ele apresenta a palavra escrita ao juiz para que o mesmo possa conferir em sua lista de palavras, estando grafado corretamente, o jogador traça uma linha na folha, ligando uma bolinha na outra. Caso não consiga formar a palavra ou grife incorretamente, passa a vez para outro jogador e perde o direito de ligar as bolinhas. E assim sucessivamente cada jogador retira uma carta seguindo o mesmo procedimento.  A cada jogada correta,  o jogador   liga as bolinhas formando quadrados e em cada quadrado escreve a letra inicial do seu nome. O jogo acaba quando não houver mais palavras a serem formadas.

Vence o jogo quem formar mais quadrinhos e identificá-los com a letra inicial do seu nome, ou seja, quem grafar mais palavras corretamente.

 DOMINÓ DO G/J

Organização da classe

– Jogar com quatro participantes 

 Capacidades a serem trabalhadas

Conhecer palavras grafadas com G/J, enriquecer o vocabulário

 Material

– Peças recortadas em papel cartão contendo letras e palavras com g / j, formando as peças do dominó

 Desenvolvimento

Os participantes receberão aleatoriamente sete peças. Iniciará a rodada o participante que estiver com a peça que tenha a palavra BEIJO escrita nas duas extremidades. O próximo a jogar deverá ser o participante que estiver à esquerda do primeiro e assim sucessivamente. Deverá ser encaixada em uma ramificação apenas uma peça cuja palavra ou letra escrita coincida com a da respectiva ramificação. Quando o participante não tiver uma peça que encaixe em nenhuma das ramificações, deverá passar a vez. Ganhará o jogo quem encaixar todas as peças primeiro.

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 JOGO DOS PROVÉRBIOS

Organização da classe

– Em dupla

 Capacidades a serem trabalhadas

– Conhecer os provérbios mais utilizados em nosso dia a dia.  

 Material

– Peças de cores diferentes, sendo a base branca contendo a gravura que representa o provérbio ex: menino chorando frente uma caneca de leite derramado… As outras cartas são azuis e mais finas, de forma que se encaixam nas brancas. Em cada ponta das cartas azuis há uma frase que representa o provérbio e a explicação daquele provérbio ex: chorar o leite derramado, lamentar um fato ocorrido… Essa carta irá se encaixar no desenho do menino chorando com a caneca de leite derramado.

 Desenvolvimento

Em dupla colocar seis cartas brancas e doze azuis dispostas de cabeça para baixo na mesa, o primeiro jogador retira da mesa uma carta branca e em seguida uma azul, se as características de uma encaixar corretamente com a outra, ele dispõe a peça encaixada sobre a mesa e tem direito à nova tentativa; caso contrário, devolve a azul para mesa, permanecendo com a branca na mão, passa a vez para o outro jogador e na próxima rodada pega novamente outra azul para tentar formar o encaixe. Vence o jogo, quem conseguir formar mais encaixes.

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 JOGO DAS SÍLABAS

 Organização da turma

– Em dupla 

 Capacidades a serem trabalhadas

-Conhecer a grafia correta das palavras

-Intensificar o uso do dicionário

-Enriquecer o vocabulário

 Material

Peças recortadas em papel cartão contendo sílabas que possibilitam formar várias palavras.

 Desenvolvimento

Em dupla, cada jogador deverá ter seu conjunto de sílabas e agrupá-las de forma a montar palavras diferentes. Deverão registrá-las em uma folha  e conferir com ajuda do dicionário se a grafia está correta. Tudo isso dentro de um tempo estipulado pela professora.

 Variação: jogar em grupos e disputar em forma de gincana, além de registrar a palavra, escrever uma frase com ela, apresentá-la em forma de mímica para que o componente do outro grupo descobrir. Vence o jogo a dupla que formar e registrar mais palavras corretas dentro do tempo estipulado.

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74 Respostas

  1. AMEI AS IDEIAS DE JOGOS! VOU PRATICÁ-LOS COM MEUS ALUNOS.

  2. Amei suas atividades…quanta novidade pra mim!!!

  3. Parabéns pelo site, realmente o material disponível
    é de grande importância para quem trabalha com classes so ensino fundamental.

  4. Olá sou prof de uma 3 serie e tenho dificuldades em produçao de texto , achei muito legal a de coerencia e coesao , vc não teria mais jogos de produçao de texto , me ajude , obrigada desde já.

  5. Sou estudante do 7º periodo do Curso de Pedagogia. Estamos preparando o nosso estágio supervisionado sobre o ensino de gramatica de forma lúdica. Esse site nos deu ótimas dicas para realização do nosso projeto.
    Parabens!!!

  6. Parabéns pela capacidade de confeccionar esses jogos maravilhosos, isso é ótimo continue assim a educação precisa de ideias novas e boas e vocês estão superando espectativas. Parabéns de outra vez.

  7. Parabéns! Otimo trabalho. Nós educadores precisamos ter essa iniciativas de compartilhar ideias valiosas para uma aula atraente. Muito bom.

  8. SUPER LEGAL E CRIATIVO! AS CRIANÇAS IRAO APRENDER BRINCANDO!

  9. SUPER LEGAL E CRIATIVO! AS CRIANÇAS IRÃO APRENDER BRINCANDO!

  10. Gostei muito do material. Ajudou-me bastante.
    Obrigado

  11. Que site lindo, parabéns! Sou estudante de Pedagogia e quero montar uma caixa de jogos que contenha todas as disciplinas. Obrigada, e sucesso!

  12. Adorei os jogos criativos e fáceis de trabalhar! parabéns!

  13. Simplesmente maravilhoso! Estarei visitando esta página! Parabéns!

  14. ADOREI AS PROPOSTAS!
    PARABÉNS!

  15. quero joga pela portuguesaaaaaaaaa

  16. O jogos são excelentes, já estou louca para usá-los!!! Obrigado!!!

  17. Estou boba com tanta novidade! As tarefas lúdicas trarão para os alunos a maneira prazerosa de aprender. Estou no 7º período e vou fazer meu último estágio, essas atividades me ajudarão muito.

    Obrigada e parabéns!

  18. Meninaaaa, eu adoro fazer jogos pros meus alunos também e amei todas as opções que você postou. Simplesmente divino. Parabénsss mesmo!!!

  19. Menina!
    Voce caprichou , pois não tem atividades só para alfabetização,mas outras turmas também.
    Parabens, vou acompanhar este blog sempre!
    Elaine

  20. adorei todas as atividades , parabéns é muito importante que tenha atividades extra para nos ajudar nas aulas .

  21. Ótimas atividades. Vou usá-las inclusive para o ensino fundamental II

  22. Amei as sugestões e irei copiá-las para trabalhar com meus alunos e tenho certeza que assim ficará mais fácil para eles assimilarem os conteúdos

  23. Amei as atividades,parabéns,todas são muito criativas.

  24. Achei perfeito, parabéns !!

  25. Adorei os jogos. São muito bem desenvolvidos. Parabéns…

  26. Todas as atividades são otimas, me ajudaram muito.Amei,bem criativas…

  27. oh! estou muito feliz, por ter achado o seu blog! genial, amei tudo

  28. Ameeeeeeii

  29. Parabéns pelo desempenho. Os jogos são bastante interessante. vou aplica alguns em minha sala. Obrigada pela colaboração.

  30. era o q eu estava procurando
    paraa 1ºfeira de portugues.

  31. adorei os jogos ,são maravilhosos e interessantes pois desperta a curiosidade do aluno até mesmo daqueles que tem dificuldades de aprendizagem.

  32. Amei os seus jogos!!!!! Obrigada
    Irla Karla

  33. Sou professora de português e adorei . Parabéns!!

  34. sou professora de portugues e mae, por isso adorei pois vai me ajudar tanto com meus filhos quanto com meus alunos. obrigada

  35. Os jogos apresentados são muito bons.
    Parabéns!!!!!!!!!!!!

  36. Maria Vanuza Alves,em 04/02/2012

    Sou coordenadora pedagógica e adorei os jogos

  37. AMEI,SEUS JOGOS SÃO INCRIVEIS PARABENS PELAS IDEIAS!!!!!!!!!

  38. gostei muito, foi o que eu estava precisando.

  39. Parabéns pelos lindos jogos de Língua Portuguesa, me ajudaram muito. Espero que com o tempo você poste mais. Obrigada!

  40. As dicas me salvaram!!! Começei a dar aulas esse mês, encontrei muitas defasagens e estou preocupada com o rendimento dos alunos, vou sim realizar as atividades com os estudantes, já que pode ser uma maneira de descontraí-los na esperança que comecem a ter interesse pelos estudos.

  41. adorei estas atividades, foi muito bom para os meus alunos

  42. Parabéns, adorei esses jogos. Vou adaptá-los para usar com alunos do ensino fundamental 2.

  43. Parabéns muitoo bommm!!!!!!! Gostaria de saber se você tem algum texto sobre ética e cidadania para o fundamental I ? obrigada e espero respostas pelo imail.

  44. amei seu site estava precisando ajudar a fixar algumas matérias e não sabia como. apenas sei que o jogo é a melhor maneira, pois a ludicidade é mais atrativa. parabéns e Deus a abençoe

  45. Gostei muito dos jogos. Me ajudaram muito nas minhas aulas

  46. ESTE BLOG DEVERIA SER REPASSADO A TODOS OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.
    ACESSEI POR INDICAÇÃO DE UMA AMIGA.
    ADOREI!
    PARABÉNS A TODOS E TODAS RESPONSÁVEL PELO MESMO.
    UM ABRAÇO!
    MARISTELA

  47. achei muito boa as atividades, acredito que será bem proveitoso para a minha turma

  48. Adorei os jogos!!!

    Loise Pereira.

  49. amei !!!parabéns!!

  50. Parabéns!!! Gostei muito!!!

  51. Adorei os jogos, contibuirão com o trabalho dos professores.

  52. SÃO MUITO BONS.ADOREI.

  53. Amei tudo. Bem criativo!!!!!
    Parabéns!!!!!

  54. Eu gosto de diversificar as minhas aulas com atividades lúdicas. O aluno aprende brincando. É uma forma de motivar o educando. Adorei todos os jogos. Vou utilizá – los nas minhas aulas. Parabéns pelo blog !
    Um abraço….
    Adriana.

  55. MARAVILHOSO SEUS JOGOS.AMEI

  56. Parabéns!!!
    Excelentes jogos! Muito criativos e interessantes.

  57. amei amei amei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!eu gostei desse jogo isso que é portugues maravilhoso de +++++++++++++++++++++++

  58. gostei muito desse site aprendir bastante com ele

  59. Muito legal, “importante”,parabéns pelo material que será de valia para
    mim.

  60. MUITO CRIATIVO. VOCE É 10! AJUDOU MUITO PARA DIVERSIFICAR MINHAS ATIVIDADES NAS AULA.

  61. Seus jogos são ótimos! Terão bastante ultilidade para mim. Parabéns!

  62. Excelente oficina de jogos. Vai me ajudar bastante num trabalho e, com certeza, no exercício da profissão também.

  63. Adorei! Vou usar em minhas aulas. Parabéns!

  64. São muito úteis para as minhas próximas aulas!!!

  65. Amei suas ideias!!! Não tenho prática em sala de aula ainda, estou no I periodo de pedagogia.Mas já estou buscando ideias novas para o melhor aprendizado das crianças.

  66. Meus parabéns! Realmente são maravilhosos esses jogos,Estou precisando urgentemente de ideias para montar um jogo diferente sobre substantivos primitivos e derivados.Teria como você me auxiliar?
    meu email: annalu115@yahoo.com.br

    **pra ser sincera , se vocês tiverem vários jogos da língua portuguesa para o quarto ano, ficarei imensamente grata.

    Att

    Ana Lúcia

  67. VALEU! SEU CAPRICHO CONTRIBUIU
    BASTANTE NA OFICINA DE JOGOS E BRINCADEIRA QUE ESTOU PREPARANDO.

  68. Belíssimo trabalho, suas sugestões me foram muito úteis. Muito obrigada. Um abraço fraterno. Edileuza Maria

  69. PARABÉNS!!!!!! Achei demais. Prático, acessível e interessante!
    OBRIGADA POR COMPARTILHAR.
    Janete Canesso

  70. Amei as atividades, muito criativas….

  71. Parabéns pela criatividade e capricho.

  72. Eu amei todos os jogos, mas o que é melhor é o jogo da memória com rimas, o meu trabalho da escola tá otimo …….. 🙂

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