PROJETO ALFABETIZAR EM TEMPO – 6 ANOS

Educar em três tempos: PRESENTE, PASSADO E FUTURO.

(…) Eu educo HOJE com valores que recebi ONTEM, para pessoas que são o AMANHÃ. Os valores de ONTEM, os conheço. Os de HOJE, percebo alguns. Dos de AMANHÃ, não sei. Se só uso os de HOJE, não educo: COMPLICO. Se só uso os de ONTEM, não educo: CONDICIONO. Se só uso os de AMANHÃ, não educo: FAÇO EXPERIÊNCIAS à custa das crianças. SE USO OS TRÊS, SOFRO, MAS EDUCO (…)

Artur da Távola

I – INTRODUÇÃO

O ato de ler e escrever é uma prática muito exigida no cotidiano das pessoas. No entanto, nem todos os educando obtêm êxito na leitura e na escrita em tempo hábil e isso justifica a busca de novos caminhos na escola. Talvez, a necessidade desta busca jamais tenha sido tão urgente. Pesquisas mostram que as habilidades cognitivas, emocionais e sociais básicas da criança e do adolescente estão deficientes. Por isso, o projeto Alfabetizar em Tempo – 6 anos vem como proposta de atuação no presente, preparando o futuro. Pretende-se com esta proposta oferecer suporte material, metodológico e de formação permanente aos professores das turmas de seis anos da rede municipal de Ensino, para garantir as competências básicas aos alunos, inclusive a construção inicial da base alfabética, ou seja, que efetivem, sistematicamente, o processo da codificação e decodificação, imprescindível para que os mesmos se tornem leitores e escritores, habilidades necessárias ao seu processo de desenvolvimento integral.

II – JUSTIFICATIVA

Embasado nos resultados da pesquisa realizada pela SME – Ipatinga  no ano de 2010, uma parte significativa dos nossos alunos ainda chegam ao 2º ano sem construírem as capacidades básicas de leitura e escrita. Buscando alternativas para alterar esses dados propõe-se o Projeto Alfabetizar em Tempo – 6 anos, tempo hábil, para garantir o sucesso escolar dos educandos.

III- PROPOSTA

Atuação no presente, preparando o futuro; oferecer suporte material, metodológico e de formação permanente aos professores das turmas de seis anos da Rede Municipal de Ensino; garantir as competências básicas aos alunos, inclusive a construção inicial da base alfabética, ou seja, que efetivem, sistematicamente, o processo da codificação e decodificação,  imprescindível para que  os mesmos se tornem leitores e escritores, habilidades necessárias ao seu processo de desenvolvimento integral.

IV – O QUE SE PRETENDE 

Iniciar um trabalho sistematizado nas turmas de 6 anos, garantindo a participação de todos os professores oportunizando troca de experiências e construção de conhecimentos.

Avaliaremos todo o processo de ensino e aprendizagem da nossa realidade, construindo, paralelamente o nosso próprio material, para ser utilizado em 2012. Faremos esse mesmo trabalho em 2012 com as turmas de 7 anos e em 2013 com as turmas de 8 anos.

Pretendemos que em2013 aRede Municipal de Ipatinga tenha uma estrutura pedagógica – material e metodológica para o primeiro ciclo, garantindo aos nossos alunos o sucesso escolar e, por conseguinte, o social.

 V- OBJETIVO GERAL

Assegurar aos alunos de 6 anos o sucesso escolar, através da construção conceitual, sistematização e aplicabilidade dos conhecimentos trabalhados, utilizando intervenções pedagógicas, contidas em uma estrutura que respeite o desenvolvimento e as diferenças das crianças, propiciando mais proficiência no desempenho das mesmas.

 VI- OBJETIVOS ESPECÍFICOS

-Possibilitar a aquisição das habilidades e/ou competências essenciais para o desenvolvimento integral das crianças;

-Possibilitar  a aquisição das habilidades e/ou competências essenciais à construção inicial do processo de leitura/escrita, conhecimento lógico-matemático;

-Propiciar alternativas pedagógicas de intervenção individualizada aos alunos para a construção inicial da base alfabética;

-Oferecer formação continuada aos professores alfabetizadores;

-Sistematizar a proposta junto aos profissionais envolvidos;

-Construir, com os professores e coordenadores a estrutura pedagógica – material e metodologia que respeite o desenvolvimento humano, as diferenças das crianças e que garanta a ludicidade para ser utilizada no ano de 2011.

VII-  PONTOS ESSENCIAIS

a) Sistematização através da agenda e registros;

b) Acompanhamento através da assessoria Ed. Infantil e Ens. Fundamental 1 com intervenção imediata;

c) Formação através da construção do planejamento e avaliação.

VIII- INTEGRAÇÃO NO PROJETO

 Através de parcerias com Biblioteca, Inclusão Digital, Educação Física, Ensino Religioso, Artes.

 IX- METODOLOGIA

O processo da alfabetização engloba o desenvolvimento de um conjunto de competências que farão fluir o ler e escrever, obedecendo a uma sequência pré-estabelecida por um currículo de alfabetização, que direcionará o aprender a aprender (metacognição). Os educadores detêm o conhecimento, sendo preciso usar diferentes estratégias (metodologias) para alcançar os objetivos propostos, pois os educandos ao serem alfabetizados se diferenciam na largada no que se refere ao tempo e espaço. Na etapa inicial da escolarização o aluno está aprendendo a ler: a prioridade, a atenção e o esforço se concentram em quebrar, decifrar o código alfabético, entender o que significam os sinais gráficos, e que palavras querem representar, esta é a etapa do aprender a ler. Na segunda etapa o aluno já decodifica as palavras sem esforço e é capaz de lê-las com fluência, ele vai ler para aprender: aprender o significado das palavras, os conceitos transmitidos num determinado texto, descobrindo novos horizontes. Para Vygotsky (1988), o professor possui papel ativo, sendo capaz de desafiar o aluno para que este se sinta cada vez mais hábil ao realizar uma tarefa considerada difícil.

X-  AVALIAÇÃO

 Nas turmas de 6 anos a avaliação terá o mesmo objetivo previsto nos demais anos, funcionando como um termômetro, que permite determinar se cada etapa do processo ensino – aprendizagem é eficaz, e, se não for, que mudanças devem ser tomadas para assegurar sua eficácia (prevenção / intervenção). As avaliações descritivas serão elaboradas pelos professores e assessoria em encontros de planejamento e serão aplicadas simultaneamente em todas as escolas.

XI- AÇÕES JÁ REALIZADAS

ENCONTRO COM COORDENADORES E PROFESSORES DAS TURMAS DE 6 ANOS 

 O objetivo desse encontro foi apresentar o consolidado das instituições de origem dos alunos do 1º ano e 2º ano do 1º ciclo recebidos pelas escolas da rede municipal de Ipatinga em 2010 bem como apresentar o Projeto PAT 6 anos. 

             

 Reunião de coordenadores janeiro 2011

 

Mensagem: Gaivotas

 

- APLICAÇÃO DOS DIAGNÓSTICOS (INICIAL) DE LEITURA, ESCRITA E MATEMÁTICA 

Clique nos links abaixo para baixar os diagnósticos, orientações e folha de registro dos resultados

  DIAGNÓSTICO INICIAL – PAT 6 ANOS

Folha de registro dos resultados – ESCRITA

Folha de registro dos resultados – LEITURA

 

- ENTREGA DOS RESULTADOS DOS DIAGNÓSTICOS À ASSESSORIA PAT 6 ANOS 

 – ENCONTRO COM OS PROFESSORES PARA CONSTRUÇÃO DE METAS E AÇÕES / PLANEJAMENTO PARA OS MESES DE FEVEREIRO E MARÇO

PLANEJAMENTO – fevereiro

Anexos do planejamento – fevereiro

Metas e Ações – Março

Planejamento – março

anexos 3ª semana de março

anexos 4ª semana de março

anexos 5ª semana de março

 

    O_mistério_da_lua_BRINCANDO_COM_CORES

 

 

Atividades com crachá

 

  1º ENCONTRO COM AS PROFESSORAS DAS TURMAS DE 6 ANOS 

 

 

- ENCONTRO COM COORDENADORES E PROFESSORES PARA ANÁLISE DO CONSOLIDADO DOS DIAGNÓSTICOS DE LEITURA, ESCRITA E MATEMÁTICA – fev/2011

Mensagem – Que bom a gente se encontrar! 

Mensagem em Power Point – Que bom a gente se encontrar!

CONSOLIDADO DOS DIAGNÓSTICOS (Inicial)

Video: Avaliação Processual: diagnósticando para enturmar e ensinar

 

 

- ENCONTRO COM OS PROFESSORES PARA AVALIAÇÃO DO PROJETO / PLANEJAMENTO (METAS E AÇÕES) PARA O MÊS DE ABRIL  / ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES PARA O DIAGNÓSTICO DO 1º BIMESTRE

 Clique na imagem para fazer o download do encontro

 

 Mensagem em Power Point – mulher_que_le

METAS E AÇÕES – ABRIL

Quadros – planejamento de abril

Anexos – Planejamento de abril

ATIVIDADES COM MÚSICA

 

- DIAGNÓSTICOS DO 1º BIMESTRE, ORIENTAÇÕES E FOLHA DE REGISTRO DOS RESULTADOS

Orientações para a aplicação dos diagnósticos

DIAGNÓSTICO DE PORTUGUÊS 1º BIMESTRE

DIAGNÓSTICO DE CIÊNCIAS 1º BIMESTRE1a

DIAGNÓSTICO DE LEITURA 1º BIMESTRE

DIAGNÓSTICO DE MATEMÁTICA 1º BIMESTRE

DIAGNÓSTICO DE HISTÓRIA GEOGRAFIA

FOLHA DE REGISTRO DOS RESULTADOS

 

-CAPACITAÇÃO PARA OS PROFESSORES E COORDENADORES DO 1º ANO / 1º CICLO – PROFESSOR DINIZ (INSTITUTO ALFA E BETO) 

Clique na imagem abaixo para fazer o download dos slides do encontro (Instituto Alfa e Beto)

- Mensagens apresentadas no encontro com o Professor Diniz ( IAB) – Vale a pena conferir.

A INFÂNCIA (texto de Pedro Bial)

Enquanto os ventos sopram

ERNANI

SERÁ QUE O MAL EXISTE

TOCANDO EM FRENTE 

ALGUMAS FOTOS DO ENCONTRO – 11 A 13 DE ABRIL DE 2011 

-PLANEJAMENTO (METAS E AÇÕES) PARA O MÊS DE MAIO / UTILIZAÇÃO DOS LIVROS ALFA E BETO

 Encontro com professores – maio

mensagens-powerpoint-8-presentes-que-nao-custam-nada

metas e ações – maio

quadro planejamento – maio

Sugestões de atividades – os cinco sentidos

Vídeo: Os 31 fonemas da Língua Portuguesa

 

- ENCONTRO COM OS COORDENADORES: RETROSPECTIVA DO PAT 6 ANOS / UTILIZAÇÃO DOS MATERIAIS DO IAB

 - ENCONTRO COM OS PROFESSORES PARA PLANEJAMENTO (METAS E AÇÕES) PARA O MÊS DE JUNHO/JULHO,   ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES PARA O DIAGNÓSTICO DO 2º BIMESTRE, ANÁLISE E ESTUDO DO LIVRO: CONSCIÊNCIA FONÓLOGICA

encontro – 31de maio e 01 de junho

METAS E AÇÕES – JUNHO E JULHO

 

-DIAGNÓSTICOS DO 2º BIMESTRE, ORIENTAÇÕES E FOLHA DE REGISTRO DOS RESULTADOS

Orientações para a aplicação dos diagnósticos

PORTUGUÊS – ESCRITA

PORTUGUÊS – LEITURA

MATEMÁTICA

HIST.GEOG.CIÊNC.

 FOLHA DE REGISTRO DOS RESULTADOS

 

-ENCONTRO COM AS  PROFESSORAS PARA ELABORAÇÃO DAS METAS E AÇÕES (AGOSTO) E ANÁLISE DO  CONSOLIDADO DOS DIAGNÓSTICOS – 1º BIMESTRE 

Para fazer o download clique nas imagens abaixo.

- Dinâmica: Coisas de Mineirim

 

 

 

 Planejamento – Agosto

 

-ENCONTRO COM A EQUIPE DE COORDENADORAS DO 1º CICLO – PAT 6 ANOS

Objetivos do encontro:

- Informes gerais – 2º semestre

-Esclarecimentos e encaminhamentos – PAT 6 anos

Mensagem: Peça Bis

Clique no título abaixo para fazer o download da dinâmica:

 OS ASTROS DA AMIZADE

 

- ENCONTRO COM AS  PROFESSORAS PARA ELABORAÇÃO DAS METAS E AÇÕES (SETEMBRO) E ESTUDO: A IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO PARA A APRENDIZAGEM

Encontro com professores – AGOSTO

Importânc..

Atividades Movimento

Metas e Ações – Agosto

VÍDEO: FOCOS E METAS

9 Respostas

  1. Meninas, passei para dizer que gostei muito deste espaço e ficou ter acesso direto ao material para baixar. Obrigada por postarem meu Blog aqui com vocês.
    Até o próximo encontro.
    Abraços,
    Renata Calasans.

  2. Adorei esse projeto eu gostaria de receber ele completo ,poi trabalho com crianças de 6 anos .Obrigada.

  3. Adorei este espaço pedagógico! Muito bom!
    Parabéns pelo trabalho de vocês!
    Abraços!

  4. Gostei muito deste espaço pedagógico.
    Parabéns pelo excelente trabalho!

  5. gostaria que portasse o vídeo de incentivo do encontro do planejamento do 4º e 5º ano da terça feira vespertino.desde já agradeço.

  6. sou educadora e adorei o blog, muita coisa interessante. gostaria de saber se voces tem a carga horaria da educação infantil e do fundamental I por disciplina ficarei agradecida se puder me enviar pr e-mail. ducelucia@hotmail.com

  7. adorei esse projeto era o que eu estava procurando. amei

  8. Acessei o Blog em busca de material para um trabalho sobre ALFABETIZAR foi quando me deparei com a riqueza deste Projeto maravilhoso. Muito bom, parabéns, adorei!

  9. ALENTINA, em 04/11/2012
    Amei tudo que vocês fizeram, oro a Deus para que Ele dê muita sabedoria para vocês. Meu e-mail. alen.ps@hotmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 220 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: